Receita libera consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (24), a consulta ao lote da malha fina de fevereiro do Imposto de Renda. Cerca de 120 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco poderão verificar se receberão a restituição. O lote também inclui valores residuais de anos anteriores.

Ao todo, 120.039 contribuintes serão contemplados, com um total de R$ 253,88 milhões em restituições. Desses, R$ 168,86 milhões serão destinados a grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e professores.

A maior parte dos beneficiados (75.790) utilizou a chave Pix do tipo CPF na declaração ou enviou a versão pré-preenchida, garantindo prioridade no pagamento. Entre os demais prioritários estão 16.215 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, 4.013 professores, 3.163 idosos acima de 80 anos e 2.405 pessoas com deficiência ou moléstia grave. Outros 18.453 contribuintes sem prioridade também receberão os valores.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo oficial. O pagamento será realizado no dia 31 de março, diretamente na conta informada na declaração ou via Pix. Caso o depósito não seja efetuado por algum motivo, o contribuinte poderá resgatar o valor no Banco do Brasil por até um ano.

Se a restituição não for resgatada nesse período, será necessário solicitar o valor pelo e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Deixe um comentário