Cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física já podem consultar o último lote de restituição de 2023, incluindo aproximadamente 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. Esse lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão. Aproximadamente 40% desse valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes da região foram priorizados neste ano.
Os moradores do Rio Grande do Sul que regularizaram suas declarações em julho foram incluídos na lista prioritária. No mês passado, mais de 47 mil gaúchos receberam restituição, incluindo valores de anos anteriores.
Entre os prioritários, 201.381 contribuintes informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração, o que lhes garantiu prioridade no recebimento. Outros 106.289 contribuintes que não informaram chave Pix e não se enquadram nas categorias prioritárias foram incluídos no lote.
Dentre os residentes no Rio Grande do Sul, 86.570 contribuintes estão no lote. Outros grupos incluem 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos, 23.180 com a maior fonte de renda no magistério, 11.188 idosos acima de 80 anos e 6.731 com alguma deficiência ou doença grave.
A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal ou no aplicativo disponível para smartphones e tablets. O pagamento será feito em 30 de setembro, na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o valor não seja depositado, o contribuinte terá até um ano para resgatar o valor no Banco do Brasil.
Se o valor não for resgatado nesse período, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC.